Nomes e descrições de cogumelos comestíveis na região de Leningrado (+35 fotos)

Cogumelos

Após chuvas intensas, os ávidos coletores de cogumelos partem em busca silenciosa de seus locais favoritos. Um desses lugares é a região de Leningrado, onde se encontra uma grande variedade de espécies de cogumelos. Antes de sair para coletar cogumelos na região de Leningrado, certifique-se de se familiarizar com fotos, descrições e nomes dos cogumelos comestíveis nativos da área.

Temporadas de distribuição e colheita de cogumelos na região de Leningrado em 2020.

Em 2020, a colheita de cogumelos deve ser feita com cuidado redobrado. Isso se deve à construção de novas estradas e fábricas, que poluem o meio ambiente. Os cogumelos absorvem rapidamente substâncias tóxicas, portanto, devem ser colhidos longe de fábricas, usinas e rodovias.

A seguir, apresentamos as áreas mais limpas para o cultivo de cogumelos na região de Leningrado:

  1. No distrito de Priozersk existe uma floresta de pinheiros onde muitos cogumelos comestíveis frutificam após as chuvas.
  2. Todo catador de cogumelos da região conhece a vila de Zakhodskoye. É fácil chegar lá, pois há um trem suburbano que passa por lá.
  3. Você também pode pegar o trem suburbano de São Petersburgo até a vila de Sosnovo, onde um grande número de espécies de cogumelos vive na floresta de pinheiros.

    Lugar dos cogumelos
    Lugar dos cogumelos
  4. Catadores de cogumelos experientes recomendam uma visita à vila de Kirillovskoye, cujas florestas são ricas em cogumelos.
  5. Após passar pela região de Vsevolozhsk, você pode encontrar facilmente Sosnovy Bor usando um mapa.
  6. No distrito de Luzhsky, você pode encontrar uma área florestal dirigindo-se para o sul a partir do lago. Para uma localização mais precisa, é melhor usar um mapa local.

Vale a pena explorar também as florestas perto de São Petersburgo, que são ricas em cogumelos comestíveis.

A maioria das aves caçadoras silenciosas se reúne para coletar frutos no outono, após as primeiras chuvas. O período de frutificação mais intenso ocorre em meados do outono: final de setembro e durante todo o mês de outubro.

Interessante!
Coletores de cogumelos experientes afirmam que a região é tão rica em cogumelos comestíveis que eles podem ser colhidos praticamente o ano todo. Este ano, a temporada começa já em abril, quando o Sarcoscypha austriaca (cogumelo austríaco) começa a despontar entre as folhas secas.

Cogumelos comestíveis da região de Leningrado

As florestas da região de Leningrado oferecem uma vasta seleção de cogumelos comestíveis. Ao estudar suas fotos e descrições, você pode evitar erros durante a coleta.

Fotos e descrições de morelas

A morel, um cogumelo comestível condicional, pode ser encontrada na primavera. Seu chapéu é oval e coberto por numerosas rugas, semelhante à casca de uma noz. A superfície é brilhante e marrom-escura. As morels podem atingir 15 cm de comprimento e 10 cm de largura. O caule é oco e se alarga em direção ao chapéu. Metade do caule está contida dentro do chapéu e também é enrugada, mas não tão profundamente.

A polpa branca tem um sabor muito agradável e um aroma de cogumelo. A polpa é fina e crocante.

Habita florestas decíduas e mistas. Pode ser encontrada frequentemente em florestas de coníferas, parques e até pomares de macieiras. A frutificação começa em maio e termina em junho. Se o outono for longo e quente, as morelas podem ser vistas até o início de outubro.

Trufas

A região de Leningrado é famosa por muito mais do que apenas seus cogumelos. Uma espécie muito rara e valiosa cresce aqui: as trufas. Elas crescem no subsolo e se distinguem por seu formato tuberoso. As trufas variam em tamanho, desde uma pequena avelã até um tubérculo de batata. A parte externa do fruto é a camada coriácea (perídio), que se caracteriza por uma superfície lisa ou rachada. Elas também podem apresentar pequenas verrugas na superfície.

A polpa apresenta veios escuros e claros. A aparência da fruta lembra a de um marmelo ou de uma maçã enrugada.

Animais como cães e porcos são frequentemente usados ​​na busca por trufas, já que o tesouro fica enterrado a cerca de 15 cm de profundidade. Os locais são mantidos em segredo, pois alguns gramas de trufas podem render um lucro considerável.

Cogumelo branco

O cogumelo porcini pertence ao gênero Boletus, daí seu apelido popular, "boletus porcini". Exemplares maduros têm um diâmetro de chapéu de 7 a 30 cm, mas já foram observados exemplares maiores, chegando a 50 cm. A superfície do chapéu costuma rachar durante períodos de seca. Em alta umidade, o chapéu fica ligeiramente viscoso. A cor da superfície varia de vermelho-acastanhado a quase branco. Conforme o cogumelo amadurece, a pele escurece, muitas vezes adquirindo uma tonalidade limão, amarela ou roxa.

A polpa firme tem uma consistência carnuda e suculenta, que se torna fibrosa e amarelada em cogumelos boletus maduros. Os cogumelos jovens têm polpa branca que permanece inalterada ao serem cortados. Se a superfície for bastante escura, a polpa pode ser marrom ou ter um tom castanho. O aroma e o sabor dos cogumelos porcini são sutis, mas se tornam mais pronunciados quando cozidos.

Descrição do cogumelo
Descrição do cogumelo

O pedúnculo atinge 25 cm de altura, mas a maioria dos frutos possui um pedúnculo de cerca de 12 cm. Seu formato é claviforme, mas com a idade pode se tornar cilíndrico, alargando-se ou estreitando-se no centro. A base do pedúnculo geralmente permanece espessa.

Cogumelos ostra

Os cogumelos ostra podem ser encontrados na região de Leningrado em setembro e outubro, e até mesmo no final de novembro durante outonos amenos. Eles crescem em tocos de árvores, árvores de folha caduca ou madeira morta. Os cogumelos crescem em grupos, mas também são encontrados exemplares isolados.

O diâmetro máximo do chapéu em forma de orelha é de 30 cm. Os cogumelos ostra jovens caracterizam-se por um chapéu convexo com bordas invertidas. A superfície é ondulada e lisa ao toque. A cor varia dependendo do local de crescimento e da idade. Os exemplares jovens são cinza-escuros ou acastanhados, enquanto os cogumelos maduros são cinza-acinzentados com um tom púrpura. Com o tempo, os chapéus desbotam para uma cor amarelada ou esbranquiçada.

O estipe do cogumelo ostra é difícil de identificar à primeira vista, pois cresce até 5 cm de altura e cerca de 2 cm de largura. Geralmente é lateral e afunila-se em direção à base. A pele branca do estipe torna-se muito dura com a idade, por isso normalmente não é usada para cozinhar ou fazer conservas.

A polpa é densa, branca e inodora. O sabor é bastante agradável. Um único cacho pode conter até 30 cogumelos ostra, portanto, uma cesta se encherá rapidamente com uma boa colheita.

Veselka

O Phasorius phasorius é considerado um cogumelo medicinal, amplamente utilizado na medicina popular para tratar uma grande variedade de doenças. O fruto atinge 30 cm de altura. Os cogumelos jovens de Phasorius phasorius são ovais, enquanto os cogumelos maduros se abrem em 2 a 3 lóbulos. O estipe oco é branco ou amarelo. Um chapéu em forma de sino, com até 5 cm de altura, se forma no topo. A superfície do chapéu é viscosa e coberta por pequenas células.

Os cogumelos muito maduros têm um odor bastante desagradável, por isso recomenda-se colher os falos-fedorentos jovens. A época de menor atividade vai de maio até meados do outono. Os falos-fedorentos podem ser encontrados em florestas de folha larga onde o solo é rico em húmus.

Manteigueiras

Manteigueiras Elas adoram crescer sob bétulas, carvalhos e coníferas. Não são encontradas em florestas densas; preferem áreas iluminadas, bordas de florestas e trilhas na mata.

O chapéu do cogumelo manteiga tem formato cônico ou esférico, tornando-se arredondado à medida que cresce. A superfície é cinza-oliva, marrom ou marrom-amarelada. Uma característica distintiva dos cogumelos manteiga é a superfície viscosa do chapéu, que parece ter sido embebida em óleo.

A casca se separa facilmente da polpa. O caule cilíndrico atinge de 5 a 10 cm de altura. A parte inferior do caule é escura, enquanto a superior é branca. A polpa densa é branca com um tom amarelado. A superfície cortada adquire uma coloração roxa ou vermelha.

Dentre as variedades de cogumelos-manteiga, a mais comum na região de Leningrado é o cogumelo-manteiga comum, e em locais úmidos, o cogumelo-manteiga amarelado.

Cogumelos de mel

Os cogumelos do gênero Mel de Outono são comestíveis e têm um sabor excelente. Os cogumelos jovens desenvolvem um chapéu convexo, que se achata com o tempo. As bordas do chapéu de um cogumelo adulto são onduladas e o diâmetro do próprio chapéu chega a 12 cm. Uma pequena protuberância ou escamas de cor clara podem ser vistas frequentemente no centro do chapéu. A cor da superfície é bege ou acastanhada.

O caule fino e fibroso cresce até cerca de 10 cm. Sua superfície é coberta por escamas marrom-claras. A polpa branca tem sabor e aroma agradáveis. Cogumelos muito maduros são bastante fibrosos, por isso apenas os jovens são colhidos.

Os cogumelos do gênero Mel podem ser encontrados em florestas decíduas. Eles crescem em árvores caídas e tocos. O período de frutificação mais intenso é em setembro.

Sarcoscypha austriaca

Essa espécie é considerada pouco conhecida, sendo frequentemente evitada por aqueles que preferem a caça "silenciosa". O sabor desse cogumelo é bastante ruim, pois sua carne é cartilaginosa e um tanto dura.

O Sarcoscypha é um cogumelo da primavera. A frutificação ocorre em abril e maio, mas durante um outono longo e quente, os corpos de frutificação podem continuar até o final de novembro. O chapéu é pequeno, com 1 a 5 cm de altura. A altura do estipe varia de 1 a 3 cm. O chapéu, de cor vermelho vivo, tem bordas esbranquiçadas curvadas para dentro. A carne densa tem um aroma característico de cogumelo.

A Sarcoscypha austriaca prefere solos ricos em húmus. Ela cresce em musgo, folhas em decomposição e madeira em decomposição.

Capa de chuva

Nessa região, você pode encontrar não apenas cogumelos-de-mel ou cogumelos-manteiga, mas também alguns cogumelos bastante incomuns. Um deles é capa de chuva, que é um representante da família Champignon.

O corpo de frutificação é fechado. O cogumelo tem formato de pera, é arredondado e geralmente apresenta um pseudocaule proeminente. A superfície é coberta por pequenos espinhos, que podem se desprender em cogumelos-pufes maduros. Os cogumelos-pufes maduros desenvolvem uma pequena abertura no topo, que facilita a reprodução. Podem ser encontrados em agosto ou início de setembro.

Respostas às perguntas mais frequentes

Quando começa a temporada de cogumelos na região de Leningrado?
Com exceção das variedades de primavera, o pico de crescimento da maioria dos cogumelos ocorre em setembro e outubro. Após as primeiras chuvas, você pode ir à caça tranquilamente.
Qual é o cogumelo comestível mais popular nesta região?
Hoje em dia, os cogumelos ostra são considerados os mais comuns, tendo dominado florestas mistas. Os colecionadores amadores também encontram cogumelos-de-mel com frequência, mas nem todos se atrevem a coletá-los.

Os cogumelos-de-mel têm espécies semelhantes venenosas, por isso apenas coletores de cogumelos experientes os recolhem. O cogumelo mais valioso da região de Leningrado é a trufa. Esta espécie é muito difícil de encontrar, pois cresce debaixo da terra, e não na superfície. Mesmo uma pequena quantidade destes frutos pode gerar um rendimento equivalente a um salário médio mensal.

Qual cogumelo é o mais seguro e não possui similares venenosos?
A trufa branca é um cogumelo bastante incomum. Mas é o mais seguro, pois é simplesmente impossível confundi-la com outras espécies.

A região de Leningrado é rica em abundância florestal. Conhecer os melhores locais para colher cogumelos e as épocas ideais pode ajudar a preparar excelentes conservas de inverno. No entanto, é preciso tomar precauções de segurança durante a colheita.

Cogumelos
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates