Descrição dos cogumelos comestíveis do Tartaristão (+33 fotos)

Cogumelos

A localização geográfica do Tartaristão cria uma rica flora e fauna, favorecendo o desenvolvimento e o crescimento de muitas espécies de cogumelos. O Tartaristão é cercado por florestas de taiga de um lado e por florestas típicas de folha larga do outro. Portanto, a república possui uma rica diversidade de cogumelos.

A lista de todos os cogumelos do Tartaristão é bastante extensa, com cerca de 1.000 espécies. É muito difícil encontrar fotos e descrições de cada uma, então vamos nos concentrar apenas nas espécies comestíveis e venenosas mais comuns.

Descrição e fotos de cogumelos comestíveis do Tartaristão.

Os cogumelos comestíveis mais comuns no Tartaristão são das seguintes espécies:

  1. Cogumelos brancos.
  2. Boletus de bétula.
  3. Cogumelos de álamo.
  4. Cápsulas de leite de açafrão.
  5. Cogumelos de mel.
  6. Cogumelos do gênero Boletus.
  7. Manteigueiras.
  8. Cogumelos de leite.
  9. Russula.

Essas espécies possuem alto valor culinário devido ao seu sabor e aroma único de cogumelo.

Cogumelos Porcini

Os cogumelos porcini são muito grandes. Apesar do nome, o chapéu nem sempre é esbranquiçado. Geralmente é castanho claro, por vezes com nuances avermelhadas. O formato do chapéu depende da idade do cogumelo e pode ser hemisférico ou prostrado.

O talo é grosso e irregularmente cilíndrico. Quase sempre apresenta veios claros. A polpa é clara e não muda de cor ao ser quebrada. Exala um aroma suave de cogumelo.

Cogumelos Boletus

Uma característica distintiva do boleto de bétula é seu estipe cilíndrico branco, densamente coberto por escamas pretas e brancas. O chapéu pode apresentar uma variedade de formas e cores. Isso explica a grande diversidade de espécies de boletos.

A carne dos cogumelos é esbranquiçada. Ela mantém a mesma cor quando cortada, com exceção do Boletus bétula avermelhado, cuja carne branca fica rosada quando danificada.

cogumelo Aspen

Essa espécie é caracterizada por chapéus convexos que se separam facilmente dos talos. A cor do chapéu varia dependendo da espécie, geralmente apresentando tons de vermelho ou marrom. Uma exceção é o raro Boletus aspen branco, que possui um corpo de frutificação branco.

O caule é frequentemente curvo e tem uma forma cilíndrica irregular. Escamas estão densamente distribuídas na superfície do caule. A polpa branca muda de cor devido a danos.

Cantarelos

Cantarelos Esses cogumelos são alaranjados e apresentam manchas e anéis escuros característicos. Os exemplares jovens têm chapéus convexos com bordas curvadas para dentro. Os cogumelos maduros têm chapéus em forma de funil com borda achatada. Os talos dos lactários-açafrão são lisos, afilando-se ligeiramente em direção à base. Quase sempre combinam com a cor do chapéu ou são um pouco mais claros.

O talo apresenta pequenas reentrâncias na superfície. A polpa também é alaranjada. Ao ser rompida, torna-se verde, liberando uma grande quantidade de suco leitoso. Quando exposto ao ar, o líquido leitoso também adquire uma tonalidade esverdeada e um aroma frutado.

Cogumelos de mel

Os cogumelos do gênero Mel são pequenos, com chapéus convexos que se assentam em talos finos e alongados. À medida que amadurecem, um pequeno tubérculo aparece no centro do chapéu, dando aos exemplares maduros uma aparência que lembra um guarda-chuva.

Os cogumelos do gênero Mel apresentam-se em todos os tons de marrom. Em clima úmido, a cor escurece, e com a exposição à luz solar, clareia. Algumas variedades possuem um anel ou saia no talo. A carne é muito suculenta, com sabor e aroma agradáveis.

Cogumelos Boletus

Os cogumelos do gênero Boletus possuem chapéus arredondados, frequentemente em formato de almofada, com superfície seca e rachada. A textura da superfície pode ser lisa ou aveludada. Os chapéus são presos a talos grossos e fibrosos.

Uma característica distintiva desta espécie é o padrão reticulado no caule. A carne é firme e fica azul quando danificada. Devido à grande variedade de espécies, os cogumelos do gênero Boletus variam em cor, do branco ao marrom escuro.

Manteigueiras

Uma característica distintiva desta espécie de cogumelo é a superfície úmida do corpo de frutificação. Em tempo úmido, ele é pegajoso e, em tempo seco, escorregadio. Os chapéus dos cogumelos são convexos. Em exemplares mais velhos, tornam-se ligeiramente achatados. A cor do chapéu varia de acordo com a espécie de cogumelo manteiga.

Pode apresentar-se em tons de amarelo, laranja e marrom. O estipe em forma de clava geralmente possui um anel ou resquícios de um véu escuro. O estipe tem a mesma cor do chapéu. A polpa é clara. Quando danificada, pode ficar azul ou vermelha.

Cogumelos de leite

Os cogumelos do tipo "leite" são cogumelos de tamanho médio com chapéus planos e côncavos no centro. Menos frequentemente, apresentam chapéus em forma de funil. Dependendo da espécie, as bordas do chapéu do cogumelo do tipo "leite" podem ser lisas ou onduladas.

A coloração varia. O caule é cilíndrico e combina perfeitamente com o chapéu. A polpa é firme, de cor acinzentada ou cremosa. Exala um aroma frutado indescritível.

Russula

Os cogumelos do gênero Russula são pequenos, com chapéus abertos em talos grossos e lisos. As margens do chapéu frequentemente apresentam cicatrizes, listras ou rachaduras. O corpo de frutificação pode apresentar uma variedade de cores. A carne dos Russulas é muito frágil.

Dependendo da variedade, sua textura pode ser firme ou esponjosa. Os frutos jovens têm polpa branca, mas à medida que amadurecem, começam a adquirir uma tonalidade marrom, avermelhada ou castanha.

Tipos de cogumelos não comestíveis

Os cogumelos abundantes do Tartaristão incluem muitas espécies não comestíveis e venenosas. Os mais perigosos são a Galerina marginata e o Amanita phalloides (também conhecido como cogumelo-da-morte). A natureza traiçoeira desses cogumelos reside na facilidade com que são confundidos com espécies comestíveis, que por sua vez são consideradas mortais. Por exemplo, a Galerina marginata pode ser confundida com um fungo do gênero Melaceae (um tipo de cogumelo comestível) e o Amanita phalloides (também conhecido como cogumelo-da-morte) com uma Russula spp. (uma espécie de cogumelo verde).

Galerina marginata é um pequeno cogumelo com um chapéu marrom ou amarelo-acastanhado. Abaixo do chapéu, encontram-se lamelas da mesma cor, das quais se desprende um pó de esporos, que lembra ferrugem. O formato do chapéu varia de acordo com a idade do cogumelo: em exemplares jovens, é convexo, enquanto em exemplares mais velhos, é achatado. Uma característica distintiva desta espécie é a presença de um anel membranoso no estipe. No entanto, à medida que o cogumelo amadurece, esse anel desaparece.

O cogumelo Amanita phalloides (também conhecido como chapéu-da-morte) é um cogumelo relativamente grande, de cor verde-oliva ou cinza. Dependendo da sua idade, o chapéu pode ser hemisférico ou achatado.

As características distintivas desta espécie incluem um padrão moiré no estipe e uma volva claramente visível, frequentemente semi-enterrada no solo. Estes cogumelos não possuem sabor ou odor característicos, e a carne branca não muda de cor ao ser quebrada, como ocorre com muitos cogumelos semelhantes.

Onde procurar cogumelos nas florestas do Tartaristão?

O Tartaristão possui um número significativo de florestas, e cada uma delas é rica em cogumelos. No entanto, nem todas as florestas são adequadas para a colheita de cogumelos. É perigoso colher cogumelos em florestas localizadas dentro dos limites urbanos. Os cogumelos tendem a absorver e acumular metais pesados. Portanto, a colheita de cogumelos deve ser feita em áreas o mais distantes possível de instalações industriais, ferrovias, rodovias movimentadas e grandes cidades.

Importante!
A coleta de cogumelos também é proibida em áreas protegidas por lei. Estas incluem a Reserva Natural Volga-Kama e a Reserva Natural Estadual de Sviyazhsky.

Os seguintes locais no Tartaristão são considerados adequados para caça tranquila:

  • florestas nos arredores do Lago Lebyazhye;
  • áreas florestais nas proximidades da aldeia de Borovoe Matyushino;
  • Silvicultura de Krasnooktyabrskoye;
  • Silvicultura Vasilievsky;
  • plantações do tipo florestal perto de Makarovka;
  • Silvicultura de Aishinsky;
  • área florestal perto da montanha Vysokaya.

Os cogumelos são bastante seletivos quanto ao seu habitat. Bosques de bétulas abrigam muitos boletos de bétula, boletos de álamo e boletos brancos. Se pinheiros crescerem entre as bétulas, você poderá encontrar cantarelos, cogumelos-manteiga e lactários-açafrão. Os lactários também são comuns em bosques de álamos.

Os apanhadores de cogumelos também devem levar em consideração o clima, que é um fator significativo que influencia a produção. Chuvas abundantes aumentam a produtividade do micélio.

Cada espécie de cogumelo tem seus próprios hábitos de frutificação. Por exemplo, os cogumelos-de-mel são colhidos no outono, os boletos-de-bétula aparecem em junho e as morelas só podem ser encontradas na primavera. Áreas baixas sempre produzem significativamente mais frutos, pois retêm a umidade por mais tempo.

Respostas às perguntas mais frequentes

Qual é o cogumelo mais popular no Tartaristão?
O Tartaristão é rico em cogumelos, e até mesmo trufas, verdadeiras preciosidades, podem ser encontradas por lá. Por isso, é difícil determinar as espécies mais populares, mas os cogumelos-de-mel e os boletos-de-bétula são os mais comuns.
É possível ser envenenado por cogumelos comestíveis com restrições?
Se as técnicas de processamento e preparação não forem seguidas, os cogumelos comestíveis condicionalmente podem causar intoxicação.
Qual o melhor clima para colher cogumelos?
O melhor é ir à floresta em um dia claro e ensolarado, depois de chuvas fortes.
Em que partes do Tartaristão se encontram a maior concentração de cogumelos?
Uma colheita abundante pode ser encontrada nas terras baixas de qualquer área florestal. As florestas ao redor do Lago Lebyazhye, Aysha e das aldeias de Ilyinskoye, Vasilyevo, Orekhovka e Observatório são particularmente ricas em cogumelos porcini, cogumelos-de-mel e boletos de bétula.

Graças à sua localização geográfica favorável, as terras da República do Tartaristão são muito ricas em cogumelos. No entanto, a colheita de cogumelos só é possível em determinadas áreas florestais da região.

https://www.youtube.com/watch?v=zM5MEeXPPO0

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates